NORMAS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
(COMUNICAÇÃO ORAL, PÔSTER, MINICURSO, OFICINA e AÇÃO
CULTURAL)
I Seminário do PET/Conexões de Saberes na UFRPE -
Ensino Pesquisa e Extensão: interfaces com a sociedade (I SEMIPETCONEX)
Devem-se ler e aceitar essas normas e orientações
antes de se inscrever no I Seminário do PET/Conexões de Saberes na UFRPE.
I – A participação no evento I SEMPETCONEX é
gratuita, estando condicionada ao envio e à aceitação, pela comissão
científica, de RESUMOS de trabalhos, escritos em língua portuguesa, dentro de
uma das ÁREAS TEMÁTICAS do evento, através do preenchimento das fichas de
inscrição, localizadas através dos links:
- COMUNICAÇÃO ORAL (Encerradas) e PÔSTER (Encerradas): Ficha de inscrição.
- MINICURSO e OFICINA (Encerradas): Ficha de inscrição.
- AÇÂO CULTURAL (Encerradas): Ficha de inscrição.
II – Receberão certificados apenas os trabalhos que
forem devidamente apresentados durante o evento. Devem-se apresentar os
trabalhos no horário previsto pela organização.
III – As modalidades de apresentação dos trabalhos
são: COMUNICAÇÃO ORAL, POSTER, MINICURSO, OFICINA e AÇÃO CULTURAL. Os
trabalhos, na modalidade AÇÃO CULTURAL podem abranger uma série de experiências
práticas a serem vivenciadas durante o evento, como MURAIS, EXPOSIÇÕES,
MOSTRAS, etc.
IV – O formato de submissão à comissão científica
para todos os trabalhos é RESUMO.
O
resumo é um exercício que combina a capacidade de síntese e a objetividade. O
resumo é um texto que apresenta as ideias ou fatos essenciais desenvolvidos num
outro texto, expondo-os de um modo abreviado e respeitando a ordem pela qual
surgem. Resumir um texto é condensar as idéias principais, respeitando o
sentido, a estrutura e o tipo de enunciação, isto é, os tempos e as pessoas,
com ajuda do vocabulário de cada um. É, assim, apresentar um raciocínio
objetivamente, escolher o essencial dos dados de um problema, as
características de uma situação, as conclusões de uma análise, sem nenhum
comentário (Norma NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas).
V – O resumo deverá trazer reflexões
decorrentes de ações de ensino, pesquisa ou extensão, concluídas ou em
andamento, ou ainda de experiências práticas realizadas, dentro das seguintes
ÁREAS TEMÁTICAS:
1.
Linguagem, Educação e Cidadania
2.
Ciências, Tecnologias e Inclusão Social
3.
Arte, Cultura e Identidade
4.
Educação, Políticas Públicas e Avaliação
5.
Diversidade Cultural, Políticas Afirmativas e Cidadania.
VI – Para as Modalidades COMUNICAÇÃO ORAL e POSTER,
os RESUMOS devem conter no mínimo duzentas (200) e um máximo de trezentas (300)
palavras – sem considerar nessa contagem o título, o(s) nome(s) do(s) autor(es)
e o nome da instituição de origem. Apenas o título do trabalho deve estar em
maiúsculas.
Expectativas: O texto do resumo deverá dar conta, de uma forma
clara e concisa, do tema ou objeto do estudo, definindo o(s) objetivo(s),
identificando a(s) hipótese(s), que fundamentam teoricamente o estudo, dentro
da área temática do evento, explicando os procedimentos usados no estudo,
descrevendo e discutindo os resultados alcançados ou esperados, mais
importantes, evitando especulações não fundamentadas.
VII – Para a modalidade MINICURSO e OFICINA, os
RESUMOS devem conter no mínimo duzentas (200) e um máximo de trezentas (300) palavras
– sem considerar nessa contagem o título, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e o nome
da instituição de origem. Apenas o título do trabalho deve estar em maiúsculas.
Expectativas: O texto do resumo deverá dar conta, de uma forma
clara e concisa, do tema ou objeto do trabalho, definindo o(s) objetivo(s) da apresentação
a ser realizada durante o evento, identificando importância e relevância,
dentro da área temática do evento, explicando os procedimentos a serem usados,
descrevendo e discutindo os resultados esperados, mais importantes, e explicitando
principalmente, os recursos necessários, a justificativa para seu
uso, e ainda o tempo de apresentação (2h ou 4h), número de participantes (máximo:
25), como também, o tipo de apresentação: OFICINA ou MINICURSO.
Atenção:
Os recursos e materiais necessários são de responsabilidade do proponente,
salvo algumas exceções que estiverem dentro das possibilidades da organização.
VIII – Para a modalidade AÇÃO CULTURAL, os RESUMOS
devem conter no mínimo duzentas (200) e um máximo de trezentas (300) palavras –
sem considerar nessa contagem o título, o(s) nome(s) do(s) autor(es) e o nome
da instituição de origem. Apenas o título do trabalho deve estar em maiúsculas.
Expectativas: O texto do resumo deverá dar conta, de uma forma
clara e concisa, do tema ou objeto do trabalho, definindo o(s) objetivo(s) da apresentação
a ser realizada durante o evento, identificando importância e relevância,
dentro da área temática do evento, explicando os procedimentos a serem usados,
descrevendo e discutindo os resultados esperados, mais importantes, e explicitando
principalmente, os recursos necessários, a justificativa para seu
uso, e ainda o tempo de apresentação (mínimo 30 minutos), número de componentes
e a estimativa de público, como também, o tipo de apresentação: MURAL,
EXPOSIÇÃO, MOSTRA ou outro (especificar).
Atenção:
Os recursos e materiais necessários são de responsabilidade do proponente,
salvo algumas exceções que estiverem dentro das possibilidades da organização.
IX – Os trabalhos, selecionados na modalidade
COMUNICAÇÃO ORAL, deverão ser apresentados e discutidos no evento, através de
uma exposição oral, pelo 1º autor do trabalho, com ajuda de uma apresentação em
slides (formato powerpoint), dentro de um intervalo máximo de 15 minutos,
incluindo 3 minutos para discussão. A comissão científica do evento se
encarregará de certificar a apresentação do trabalho.
Atenção: Apenas os trabalhos, aprovados e apresentados na
modalidade COMUNICAÇÃO ORAL, deverão ser entregues à Comissão Organizadora,
durante a realização do evento, no formato de ARTIGO COMPLETO, para ser
publicado nos Anais do Evento. O texto completo deverá expor o tema ou
objeto de estudo, o(s) objetivo(s), a linha teórica em que se insere, a
metodologia e os resultados ou contribuições do estudo para a sua área de
inserção. A versão completa dos trabalhos deve abranger, no mínimo, 08 páginas
e no máximo 12 páginas, devendo ser digitado em formato A4, usando
sempre programa Microsoft Word, fonte Times New Roman, tamanho 12. O trabalho
deverá conter os seguintes elementos na ordem que segue: Título do trabalho em
maiúscula, centralizado, negrito, tamanho 14, fonte Times New Roman,
espaçamento simples. O nome completo do autor e dos coautores, sem
abreviaturas, alinhados à esquerda. Dados de identificação do autor e coautores
devem ser colocados em nota de rodapé, no fim da primeira página (titulação,
grupo, nome da instituição de origem e e-mail). Indicação da ÁREA TEMÁTICA ao
qual se vincula o trabalho, alinhada à esquerda. O resumo aprovado pela
comissão científica, em parágrafo único, com espaçamento simples entre suas
linhas e no modo justificado. Apresentar em seguida as palavras-chaves,
alinhadas à esquerda. O corpo do artigo deverá ser digitado em fonte Times New
Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm, justificado, com as
páginas numeradas, à direita, no topo da página. Para todas as margens usar 2,5 cm. As citações a partir
de 4 linhas devem ser destacadas do texto, apresentando a seguinte
formatação: espaço simples, recuo à esquerda 4 (quatro) cm e fonte 11. As referenciais
devem estar no final do texto. Consultar as Normas da ABNT, em vigor.
X – Os trabalhos, selecionados na modalidade POSTER,
deverão ser apresentados no evento, como uma exposição em pôster (dimensão: 1m
x 90cm), pelo 1º autor do trabalho, dentro de um intervalo de 2 horas,
incluindo uma exposição para a comissão científica do evento, que se
encarregará de certificar a apresentação do trabalho.
XI – Os trabalhos, selecionados na modalidade MINICURSO
e OFICINA, deverão ser apresentados no evento, dentro de um intervalo de 2 ou 4
horas e exigem a INSCRIÇÃO de participantes. Dessa maneira, a INDICAÇÃO DO
TEMPO DA APRESENTAÇÃO (2h ou 4h) e a previsão do NUMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES
(máximo: 25) devem ser feita no RESUMO submetido. A comissão científica do
evento se encarregará de certificar a apresentação do trabalho.
XII – Os trabalhos, selecionados na modalidade AÇÃO
CULTURAL, deverão ser apresentados no evento, dentro de um INTERVALO MÌNIMO de
30 minutos e são de participação livre, não exigindo a inscrição de
participantes. Dessa maneira, a indicação do NÚMERO DE COMPONENTES da ação, a indicação
do TEMPO DA APRESENTAÇÃO e uma ESTIMATIVA DE PÚBLICO devem ser feitas no RESUMO
submetido. A comissão científica do evento se encarregará de certificar a
apresentação do trabalho.
XIII – O trabalho deve ser submetido pelo 1º autor
(não pode ser submetido pelo coautor).
XIV – Não se pode inscrever mais de 1 (um) trabalho
na condição de 1º autor. Caso seja submetido mais de um trabalho, para um mesmo
autor, serão desconsiderados, os trabalhos com submissão mais recente.
XV – Cada trabalho poderá ter, no máximo, 4(quatro)
pessoas, sendo o 1(um) autor e 3(três) coautores.
XVI – Durante a submissão do resumo do trabalho, o 1º
autor deverá indicar os coautores do trabalho, que também estejam efetivando
suas inscrições, e que deverão efetivamente participar do evento, caso o resumo
do trabalho seja aprovado.
XVII – Além das expectativas explicitadas nos itens
VI, VII e VIII, os critérios utilizados para a seleção dos trabalhos no evento
incluem ainda:
a) Vinculação com a área temática;
b) Coerência e coesão na argumentação;
c) Apresentação de resultados parciais, ou
conclusivos, do trabalho em andamento ou concluído;
XVIII – A revisão ortográfica e gramatical é de
responsabilidade dos autores.
XIX – Todos os trabalhos aprovados e apresentados (resumos
e trabalhos completos) serão publicados no blog do evento, para leitura e
download, na forma de publicação, como ANAIS do evento.
XX – A inscrição nas OFICINAS e MINICURSOS será feita
no momento do credenciamento, de acordo com o número de vagas disponível.
Portanto, ao se inscrever, o participante está ciente de que a inscrição em uma OFICINA ou
MINICURSO não é garantida.
XXI – Só serão respondidos os pedidos de informação
se o caso levantado não foi previsto por estas normas.
XXII – Ao se inscrever no evento, o autor do trabalho
declara, para todos os fins de direito, que as informações prestadas são
verídicas, implicando saber que a constatação, a qualquer tempo, de informação
falsa, faz nulo todo o procedimento em relação à inscrição, sem prejuízo das
demais providências cabíveis.
Agradecemos a confiança dos colegas para o sucesso do
seminário, que busca contribuir com o fortalecimento da universidade pública,
cada vez mais promotora da educação, das ciências, da cidadania e inclusão
social.
Atenciosamente,
A
organização do evento